Eventos, Ativações e Feiras
Estamos presentes em eventos que celebram a fermentação ancestral, palestras, degustações harmonizadas a gastronomia brasileira e as práticas que conectam tradição e inovação - e o que mais você pensar sobre o tema.
Leve o Cauim Tiakau para seu Evento
Organizamos jantares harmonizados, palestras, degustações guiadas e experiências personalizadas para quem deseja conhecer/apresentar o cauim em momentos especiais. Precisamos muito promover esta nova categoria de bebidas que tem o potencial de mudar a realidade do Brasil em diversas esferas culturais e socioeconômicas.
Participe da construção da próxima história do cauim contemporâneo
📞 Entre em contato - Whats App : (11) 99154-2205
Aqui você encontra registros dos nossos momentos mais especiais:
20.JUN/2025 - Feira Naturebas - Pavilhão da Bienal, São Paulo - Essa foi a nossa primeira participação na feira na Naturebas, na qual tivemos contatos com pessoas que vão atrás de novidades em sustentabilidade e inovação - e bastante divertimento.
10.JUN/2025 - SENAC Aclimação, Aula de Bebidas Ancestrais Brasileiras, Luiz Pagano foi convidado pelo professor João Máximo eCésar Adamaes para ministrar uma aula sobre bebidas ancestrais para a formação da primeira turma do Curso de Pós-Graduação em Gastronomia Brasileira e Território, desde então já foram ministradas três aulas.
07.FEV/2024 - SENAC Aclimação, Aula de Bebidas Ancestrais Brasileiras, Luiz Pagano foi convidado pelo professor João Máximo e Gerson Bonilia para ministrar uma aula sobre bebidas ancestrais para a formação da primeira turma do Curso de Pós-Graduação em Gastronomia Brasileira e Território, desde então já foram ministradas três aulas.
15.JAN/2024 - Cervejaria Nacional, São Paulo, Lançamento da produção conjunta da Cauim Tiakau com a Cervejaria Nacional. Produzimos 450 litros para testar o novo método enzimático criado por Hildo Sena.
20.DEZ/2023 - Drink Designer Contest 1883, São Paulo, Ainda nem chegou ao mercado e já conquistou o 1º lugar. Sim, o Cauim pode ser a grande novidade, mas o Pindorama foi a grande sensação no evento Drink Designer Contest 2023 1883 Brasil. Este drink incrível, feito com Cauim Tiakau, licor de limão siciliano 1883, vodca, capuchinha e finalizado com a adição de um sauvá, servido na Taça Cambuci, foi uma das três criações vencedoras dos brilhantes Rafa Welbert e Gabriel Salvini. A dupla vencedora recebeu, além do título de campeã da competição, uma viagem à França.
20.JUL.2023 - Comemoração do Dia do Anhangá no Pátio do Colégio, Triângulo Histórico de Inhapuambuçu (local de origem deste cauim), São Paulo, no Dia do Curupira e também dia do guardião das matas e do meio ambiente Vila 20 de Julho - celebrando as orígens ancestrais de Pagano, descendente de 16 gerações do Cacique Tibriça e Bartira. Para as comemorações deste dia, o Cauim Tiakau criou uma garrafa comemorativa com a imagem do grande veado branco de olhos vermelhos que guardava as matas do Vale do Anhangabaú, protegendo os animais de caçadores predadores e sendo implacável com pessoas mal-intencionadas.
08.DEZ/2021 - Lançamento do Filme Amazonia Sicuedade Anonima, CineSESC, São Paulo,Serviço de Cauim Tiakau feito pelo método japonês no lançamento do filme Amazônia a Sociedade Anônima de Estevão Ciavatta, com a presença ilustre do Cacique Juarez Saw Munduruku. Ao lado de Daniela Chiaretti, repórter especial de ambiente do jornal Valor Econômico, e do curta Tuã Ingugu (Olhos d’Água), relatando as lutas do cacique Juarez Saw Munduruku e o engenheiro florestal Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas.
18.JUN/20219 - BCB-Bar Convent, São Paulo, Apresentação e Degustação do Cauim Tiakau no contexto das bebidas ancestrais brasileiras, por Luiz Pagano e Hildo Sena (Sala de Degustação) na primeira edição do BCB de São Paulo.
30.MAI/ 2019 - Jantar Harmonizado - Chef Kalymaracaya & Cauim Tiakau - Hotel Toryba, Campos do Jordão - Em 2019 ocorreu um evento que teve que esperar 500 anos para se repetir: um jantar harmonizado com a culinária ancestral indígena brasileira, acompanhado de cauim. Foi o nosso primeiro contato com o público, bem como o primeiro do gênero na atualidade. (saiba mais sobre o evento) .
O primeiro jantar harmonizado com pratos indígenas acompanhados de Cauim Tiakau dos tempos modernos aconteceu depois de mais de 450 anos dos feitos por Tibiriçá, Bartira e João Ramalho.
O último deve ter sido em meados de 1550 😅 -
O Jantar foi oferecido em maio de 2019, preparado por alunos de Victor Pompeu do SENAC de Campos de Jordão, no Hotel Toriba, com pratos dos chefs Kalimaracaya e Fabio Eustaquio.
Na foto, Luiz Pagano, que desenvolveu o método de produção do Cauim japonês, e Hildo Sena, criador do método Enzimático, abraçam o chef da etnia Terena Kalimarakaya.
O Jantar foi preparado para servir 50 pessoas e com o retorno financeiro totalmente revertido à APAE.
Antes do jantar, Luiz Pagano e Hildo Sena deram ao público um pouco de contexto sobre os principais aspectos históricos do Cauim Contemporâneo, foi realizada uma verdadeira aculturação do produto. Após isso, foi realizada uma degustação preliminar e quando todos estavam prontos, os pratos começaram a ser servidos.
O Menu Foi:
COUVER
Pão de inhame com manteiga de nibs de cacau e manteiga de castanha de caju.
ENTRADA
Sardinha com salada pancs e sagu suflado
PRATOS PRINCIPAIS
Siri Pupunha
Carne de Javali com molho de tucupi preto e branco - Terra e Rio
Terra e Rio (com tucupi preto e branco)
SOBREMESA
Banana empanada frita com sorvete de coco e doce de caju.
...todos os pratos foram servidos e harmonizados com Cauim Tiakau.
Degustando o Cauim Tiakau
…enquanto você não experimenta, contamos um pouco sobre ele…
ASPECTO VISUAL
Tons levemente amarelo esverdeados, com brilhos vivos;
NO NARIZ
Aromas de mandioca fresca se mesclam a lances de abacaxi, pêra verde e uva Chardonnay. lembra muito sakes;
NA BOCA
Notas de banana verde se misturam ao característico UMAMI presente nos derivados da mandioca, evoluindo para raízes frescas com leve dulçor, destacando a acidez presente, que cresce na boca semelhante ao pão de queijo. No final, o corpo é surpreendentemente leve e equilibrado;
HARMONIZA
Com peixes da Amazônia grelhados, mandioca pubada (principalmente com a feita na @enotecasaintvinsaint , da chef Lis Cereja) , filhote na manteiga de garrafa, torteletes de palmito.
Redescobrindo Nossas Origens
O jantar do Hotel Toriba, marca o inicio de uma nova fase da nossa história, esperamos que o Cauim surja como uma nova categoria de bebidas, com enorme potencial econômico, escalável, capaz de se transformar num forte agente de mudanças sociais para etnias optantes por ter uma unidade de produção em suas aldeias, bem como para qualquer outro brasileiro que queira celebrar nossa cultura e identidade.
T’ereîkokatu*” - ‘que estejais bem! - saúde em Tupi antigo’
Conteúdo proibido para menores de 18 anos 🔞
Comentários
Postar um comentário