Hildo Sena, Luiz Pagano e Chef Kalymarakaya no Primeiro Jantar Harmonizado com Cauim depois de 450 anos
O primeiro jantar harmonizado com pratos indígenas acompanhados de Cauim Tiakau dos tempos modernos aconteceu depois de mais de 450 anos dos feitos por Tibiriçá, Bartira e João Ramalho.
O último deve ter sido em meados de 1550 😅 -
O Jantar foi oferecido em maio de 2019, preparado por alunos de Victor Pompeu do SENAC de Campos de Jordão, no Hotel Toriba, com pratos dos chefs Kalimaracaya e Fabio Eustaquio.
Na foto, Luiz Pagano, que desenvolveu o método de produção do Cauim japonês, e Hildo Sena, criador do método Enzimático, abraçam o chef da etnia Terena Kalimarakaya.
O Jantar foi preparado para servir 50 pessoas e com o retorno financeiro totalmente revertido à APAE.
Antes do jantar, Luiz Pagano e Hildo Sena deram ao público um pouco de contexto sobre os principais aspectos históricos do Cauim Contemporâneo, foi realizada uma verdadeira aculturação do produto. Após isso, foi realizada uma degustação preliminar e quando todos estavam prontos, os pratos começaram a ser servidos.
O Menu Foi:
COUVER
Pão de inhame com manteiga de nibs de cacau e manteiga de castanha de caju.
ENTRADA
Sardinha com salada pancs e sagu suflado
PRATOS PRINCIPAIS
Siri Pupunha
Carne de Javali com molho de tucupi preto e branco - Terra e Rio
Terra e Rio (com tucupi preto e branco)
SOBREMESA
Banana empanada frita com sorvete de coco e doce de caju.
...todos os pratos foram servidos e harmonizados com Cauim Tiakau.
Degustando o Cauim Tiakau
…enquanto você não experimenta, contamos um pouco sobre ele…
ASPECTO VISUAL
Tons levemente amarelo esverdeados, com brilhos vivos;
NO NARIZ
Aromas de mandioca fresca se mesclam a lances de abacaxi, pêra verde e uva Chardonnay. lembra muito sakes;
NA BOCA
Notas de banana verde se misturam ao característico UMAMI presente nos derivados da mandioca, evoluindo para raízes frescas com leve dulçor, destacando a acidez presente, que cresce na boca semelhante ao pão de queijo. No final, o corpo é surpreendentemente leve e equilibrado;
HARMONIZA
Com peixes da Amazônia grelhados, mandioca pubada (principalmente com a feita na @enotecasaintvinsaint , da chef Lis Cereja) , filhote na manteiga de garrafa, torteletes de palmito.
Redescobrindo Nossas Origens
O jantar do Hotel Toriba, marca o inicio de uma nova fase da nossa história, esperamos que o Cauim surja como uma nova categoria de bebidas, com enorme potencial econômico, escalável, capaz de se transformar num forte agente de mudanças sociais para etnias optantes por ter uma unidade de produção em suas aldeias, bem como para qualquer outro brasileiro que queira celebrar nossa cultura e identidade.
T’ereîkokatu*” - ‘que estejais bem! - saúde em Tupi antigo’
Conteúdo proibido para menores de 18 anos 🔞
Comentários
Postar um comentário